CONHEÇA MARÍLIA

CONHEÇA MARÍLIA

Marília é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fica distante da capital do estado 443 km por rodovia; 529 km por ferrovia e 376 km em linha reta. Localiza-se a uma latitude de 22º12'50" sul e a uma longitude de 49º56'45" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2009 era de 225.938 habitantes, sendo assim, a 13ª maior cidade do interior paulista em número de habitantes.

Geografia

O município de Marília está em toda sua extensâo situado sobre o ramo ocidental da serra dos Agudos que o atravessa de leste a oeste. Os contrafortes dessa serra terminam geralmente em paredões de grés revestidos de vegetação. Dentro do município recebe algumas denominações especiais: Serra de Avencas, Serra de Cincinatina (onde fica o Morro Redondo); Serra do Tiveron; Serra do Scomparim : Serra do Macuco e Serra de Casa Grande.

Imigração Japonesa

Marília possui junto com Londrina uma das maiores concentrações de nipo-descendentes do interior do Brasil. Na Cidade Marília, a comunidade nipônica criou o Nikkey Clube, clube em que se conserva as tradições japonesas. O time do Nikkey Clube de beisebol é um dos mais conhecidos no interior nessa categoria.

Anualmente, sempre no mês de abril, a comunidade realiza o Japan Fest, festival com diversas atrações destinadas ao público oriental entre elas a apresentação de grupos tradicionais japonesas, exposição de artesanato, concurso de beleza (Miss Nikey), além disso ficam a disposição do público diversos estandes onde se pode degustar da culinária nipônica ou até inscrever-se em uma das agência de empregos no Japão.

Imigração Italiana
Os italianos também fazem parte da cultura mariliense. Como a comunidade japonesa, a comunidade italiana realiza anualmente uma festa típica, trata-se da "Festa de Santo Antônio" realizada na avenida e comunidade de mesmo nome, e também a "Festa italiana" com comidas e danças típicas.

Educação

O município é um centro regional de ensino superior com excelência na área de Medicina com a FAMEMA, contando também com outras univeridades e faculdades. O ensino técnico e tecnológico do município também tem grande destaque. Assim as instituições de ensino de Marília atraem todos os anos milhares de estudantes de diversas partes do país.